A aprendizagem autodirigida e seu papel no ambiente corporativo
No contexto atual de mercado, o conhecimento tem sido um recurso cada vez mais valorizado e decisivo para a qualidade de um profissional. Sendo assim, existe uma constante busca por mecanismos que fomentem a aprendizagem de forma mais eficaz, atendendo às demandas geradas pelo próprio ambiente empresarial.
Muito embora a “aprendizagem autodirigida” pareça um conceito novo, ela já existe desde a antiguidade clássica, tendo desempenhando um papel importante na vida de renomados filósofos, como Sócrates e Platão. No entanto, o conceito ganha força na atualidade em razão de seu potencial de usar a motivação e autoconhecimento como combustíveis para que a pessoa se desenvolva.
Com o advento da Internet, essa metodologia se tornou altamente disseminada e sua aplicação é comum até por quem não tem consciência do conceito em si. E esse conceito nada mais é do que a atitude de buscar, por conta própria, ferramentas e conteúdos para aprender um tema, à medida em que surge necessidade de saber a respeito.
Considerando a aprendizagem autodirigida no contexto corporativo, é interessante a forma como ela pode preencher uma lacuna no ambiente de trabalho. A referida lacuna se trata da necessidade do profissional continuar aprendendo, ao passo em que lida com o desafio de conciliar os estudos com a rotina. Para lidar com esses desafios, essa modalidade de estudo funciona muito bem, porque centra a pessoa na posição de protagonista e guia de seu próprio processo.
Algumas empresas já estão voltando atenção para esse tema, fornecendo recursos estrategicamente desenvolvidos para que o próprio profissional seja o guia de seu processo de aprendizado. Esse tipo de autonomia pode ser decisiva para que a pessoa consiga se desenvolver de maneira fluida e eficaz.
Existem alguns conceitos norteadores para essa modalidade de estudo, que são a necessidade de saber porquê o conhecimento é necessário; responsabilidade do adulto sobre seu processo; experiência; orientação do aprendizado para aplicação prática e motivação.
Ainda no contexto das empresas, espera-se que a capacidade de guiar o próprio processo de conhecimento seja uma das habilidades profissionais mais importantes num futuro próximo. E as empresas que proporcionam meios para que isso ocorra, demonstram confiança na capacidade e responsabilidade de seus colaboradores, conferindo protagonismo a eles em seu próprio aprimoramento.
Com essa autonomia, é preciso que o profissional tenha uma ideia clara de onde ele quer chegar. E essa visualização de objetivos não deixa de ser uma maneira de fomentar o desenvolvimento de lideranças, porque a habilidade de aprender por conta própria deixa o profissional mais apto a reagir aos desafios diários.
Nesse sentido, a TOP2YOU realiza um trabalho eficaz em proporcionar meios para que as empresas abram as portas para o aprendizado autodirigido no desenvolvimento de seus colaboradores. Nossas mentorias não ocorrem de forma horizontalizada: os mentores se colocam de igual para igual com os mentorados, assumindo um papel de facilitar seu desenvolvimento, mas mantendo a pessoa como protagonista de seu processo.
Nossas mentorias têm um alto impacto e são transformadoras no sentido de viabilizar o conhecimento, provocar reflexões e aprendizado, deixando que o profissional seja seu próprio guia. Acreditamos que essa é a melhor maneira de contribuir com a andragogia de nossos parceiros.
Veja a íntegra dessa matéria no nosso Linkedin, clicando aqui!