Jornada de Sucesso com Denis Tassitano
Como você chegou onde está hoje como mentor?
Toda a minha trajetória acadêmica na área de Marketing em vendas diretas e indiretas, com atuação no mercado de marketing esportivo e tecnologia.
O interesse nos esportes é de berço — meu pai é ex-jogador dos anos 60, já jogou no Fluminense, Corinthians, e até na Seleção Brasileira. E a tecnologia é um tema do dia a dia de todos, não tem como fugir.
Muitos profissionais, principalmente os que acompanhavam minhas palestras, me solicitavam mentorias. Cheguei à Top2You por um amigo pessoal e excelente profissional que já era mentor. Ele me apresentou a plataforma e eu me encantei com a possibilidade de ampliar meu alcance e impacto na vida de outras pessoas.
Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo de sua carreira e como lidou com eles?
Na área de vendas, certamente manter a resiliência. É muito importante exercitar a empatia com uma visão holística de negócio para superar desafios de mercado e navegar pelas áreas internas das empresas que, em alguns momentos, atuam como anti-vendas.
Você poderia compartilhar uma história de sucesso marcante em sua jornada como mentor? Como essa experiência impactou sua vida e carreira?
Durante a pandemia, eu ministrei algumas mentorias em troca de cestas básicas para apoiar uma agência de empregos sociais, a Responsa. Ela visa encontrar oportunidades para ex-detentos que buscam uma mudança de vida. Em uma dessas mentorias, percebi que tanto o conteúdo debatido — relacionado a geração de demanta — quanto o próposito e a causa impactaram o mentorado, que pôde estabelecer um elo pessoal com a sessão, ultrapassando a esfera profissional.
Quais são as lições mais importantes que você aprendeu ao longo de sua trajetória profissional e como elas influenciam sua abordagem como mentor?
A principal lição é de que todos nós somos alunos e professores, ouvintes e palestrantes, lideres e seguidores, por isso, a mentoria é um processo de troca legitima entre os envolvidos, eu também saio com muitos aprendizados não só sobre o mentorado mas sobre mim.
Existe alguma experiência específica ou momento decisivo que moldou sua visão e missão como mentor? Se sim, poderia compartilhar conosco?
Quando eu fiz a minha primeira mentoria, anos atrás, de maneira formal, e não apenas um bate-papo, foi lá, através deste investimento pessoal e não da empresa que notei o quão potente é esta ferramenta para o ajuste de rota, e que dependia apenas de mim investir e tomar as ações, não apenas escutar, e foi assim que eu dei um giro de 180º e acelerei o meu crescimento.