A frase de Belchior parece um pouco dramática, mas ela faz total sentido para quem vive no dia a dia do RH.
Você sabe do que estamos falando: prazos apertados, demandas crescentes e aquela pressão para entregar resultados que nem sempre são valorizados.
Só que aqui está a questão: fazer mais do mesmo e esperar resultados diferentes é um erro.
Em 2024, talvez você tenha apostado em soluções seguras e previsíveis, como treinamentos e palestras motivacionais.
Mas sabemos que, sozinhas, elas não são suficientes.
Em um mundo que exige agilidade, inovação e resultados rápidos, as velhas fórmulas só deixam o RH mais distante de ser protagonista.
Mas 2025 chegou, e ele trouxe uma nova chance de sair do lugar comum.
Se o seu RH quer ser visto de forma diferente, ele precisa agir de forma diferente.
Como? Pensando fora da caixa.
Como elevar a reputação do RH
O RH é visto como o responsável pelo desenvolvimento das pessoas na empresa. Quando isso não acontece ou os resultados não são visíveis, a imagem do RH pode ficar prejudicada.
Mas aqui está a boa notícia: isso pode mudar.
Veja as dicas de Flávia Ibri, C-Level de Recursos Humanos e mentora Top2You, para quem quer fazer diferente em 2025:
Alinhamento com a estratégia da empresa: Garantir que todas as iniciativas estejam conectadas aos objetivos da organização e contribuam para o crescimento, competitividade e a criação de valor.
Adotar tecnologias avançadas: Abraçar a IA e o People Analytics para tomar decisões baseadas em dados e, com isso, melhorar a experiência dos profissionais.
Fortalecer a comunicação: Desenvolver uma estratégia de comunicação clara que destaque o valor do RH e suas contribuições para os objetivos organizacionais.
Focar no bem-estar dos colaboradores: Implementar programas de bem-estar que sejam realmente eficientes em promover a saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Promover diversidade e inclusão: Estruturar processos seletivos inclusivos e investir em treinamentos de conscientização.
Desenvolver líderes: Investir em programas de desenvolvimento de liderança que preparem os gestores para os desafios futuros.
E por falar em desenvolvimento de lideranças…
Se você, RH, quer se diferenciar em 2025, mentoria pode ser uma estratégia de transformação poderosa para ter na manga. Aqui está o porquê:
1. O mentorado é o protagonista
Diferente dos treinamentos onde o participante senta e escuta, a mentoria coloca o profissional no centro do seu desenvolvimento. Ele escolhe o tema, o momento e o mentor que faz sentido para os seus desafios. Isso gera autonomia e comprometimento.
2. Desenvolvimento sob medida
Treinamentos prontos não contemplam as particularidades de cada profissional. A mentoria, por outro lado, é 100% personalizada: os mentores diagnosticam gaps e atuam neles com foco total.
3. Resultados rápidos e mensuráveis
O RH precisa de dados, e a mentoria entrega. Com indicadores em tempo real, é possível acompanhar a evolução dos mentees, medir o impacto e mostrar resultados para o negócio.
4. O RH ganha destaque
Quando o RH entrega resultados, ele passa a ser visto como o motor de transformações. Mentoria pode ser o ingrediente que vai acelerar seus programas de liderança, diversidade, cultura e sucessão e dar ao RH a visibilidade e o respeito que ele merece.
Fazer diferente ou morrer tentando?
Então, a escolha é sua: continuar na mesmice ou liderar uma revolução. O palco está montado, e o roteiro de 2025 pede um RH protagonista, ousado e transformador. Você está preparado para reescrever essa história?