Top2You | Mentoria de alto impacto

Estamos de cara nova, mas se preferir a versão clássica, clique aqui   |   New interface, click here for classic version

Autogestão: quando a autonomia encontra a responsabilidade

Por top2you

Nunca foi tão difícil liderar. A velocidade das mudanças, a multiplicidade de variáveis e a constante pressão por resultados deixam claro: é impossível dar conta de tudo sozinho. 

A crença no líder-herói, centralizador, capaz de responder a todas as demandas, vem se tornando insustentável.

É nesse contexto que a autogestão ganha protagonismo. 

No mundo das organizações, ela se refere a empresas com hierarquias mais flexíveis, onde equipes partilham o controle das ações. 

“Ao compartilhar seu poder e implementar uma liderança colaborativa, o líder acessa perspectivas diferentes de seu time, pode tomar decisões mais seguras e entregar melhores resultados”, explica Jacques Rosio, executivo com 30 anos de experiência global e mentor Top2You

Assim, a autogestão desloca as decisões para mais perto das pessoas que são impactadas por elas, evita gargalos causados pelo microgerenciamento e aumenta a transparência e a resiliência nas organizações. 

E, segundo Gustavo Gelli, Co-fundador e CFO da Tátil Design e mentor Top2You, a  autogestão faz bem para as pessoas e para os negócios. “O líder ganha tempo para pensar em estratégia porque delega de forma mais clara e faz o time executar sem pedir autorização para tudo. Para as empresas, há ganhos de velocidade com qualidade: o tempo entre decisão e entrega cai, o retrabalho diminui, a inovação flui sem reuniões intermináveis e o risco fica sob controle com regras e limites claros”, detalha. 

Autonomia com bordas bem desenhadas

Um equívoco comum é confundir autogestão com ausência de estrutura. De acordo com Gustavo, é o contrário. É preciso ter bons alicerces, que orientem a autonomia. O mentor chama isso de “autonomia com bordas bem desenhadas”.

Não são muros que impedem a ação, mas trilhos que dão direção. 

São regras, rituais e acordos que indicam quem decide o quê, até onde cada um pode avançar e em quais momentos é preciso escalar.

É aqui que entra o compromisso coletivo. Não basta abrir mão da centralização no topo — é preciso cultivar um ambiente em que as pessoas compreendam seus papéis, assumam responsabilidades de forma consciente e tenham segurança psicológica para agir

Jacques Rosio reforça esse ponto quando diz que “a clareza da contribuição individual e o compromisso de cada um são fatores fundamentais”.

Mentoria como catalisador

Não existe autogestão coletiva sem líderes capazes de se autogerir. Disciplina, clareza de prioridades, equilíbrio emocional e consciência dos próprios limites são habilidades indispensáveis. 

Nesse processo, ter um mentor faz a diferença. 

A prática de refletir com alguém mais experiente, que oferece perspectivas diferentes, gera aprendizados únicos.

Gustavo destaca o papel direto do mentor nesse contexto: “a mentoria acelera a autogestão porque tira a intenção do papel, provoca e ajuda a quebrar paradigmas. Faz perguntas difíceis, cobra critério de sucesso e corta o que não agrega.”

“Um mentor, ao compartilhar sua própria experiência, com exemplos e benefícios concretos, pode acelerar significativamente o processo da autogestão”, reforça Jacques. 

Ao trazer exemplos reais, devolver feedbacks rápidos e desenhar um plano de ação, o mentor cria um campo seguro para que líderes testem e amadureçam práticas que vão apoiar não só a sua própria evolução, mas a de suas equipes e empresas

Autogestão vivida na prática: o modelo de mentoria Top2You

Na Top2You, a autogestão não é apenas tema de conversa, é parte do próprio modelo. 

Por aqui, o processo de mentoria de alto impacto é autodirigido: o mentorado escolhe entre mais de 150 mentores com quem deseja conversar, define o tema que faz sentido para o seu momento e agenda o dia e horário que melhor se encaixam em sua rotina.

Essa liberdade exige maturidade, foco e disciplina. Em outras palavras, participar de um programa de mentoria da Top2You já é, por si só, um exercício prático de autogestão.

Ao mesmo tempo em que aprende com grandes referências de mercado sobre como desenvolver essa habilidade, esse protagonismo coloca em prática a capacidade de tomar decisões, priorizar e se responsabilizar pela própria jornada.Para saber mais sobre os programas de mentoria da Top2You para líderes e talentos, fale com nossa equipe.