Top2You | Mentoria de alto impacto

Estamos de cara nova, mas se preferir a versão clássica, clique aqui   |   New interface, click here for classic version

logo Top2You

Educar para crescer: Como a mentoria pode ser decisiva na formação continuada dos seus colaboradores e no resultado dos seus negócios

icone

Para grande parte das empresas, o maior desafio para crescer é gente! E, além de conseguir atrair talentos, manter seus colaboradores comprometidos e produtivos.

Dicas para isso, não faltam: promover sensação de pertencimento, oferecer afeto, com respeito, justiça e atenção, e ter regras e processos claros, por exemplo, ajudam. Mas muita gente sai, não por estar insatisfeita com a empresa, mas sim com aquele cargo, com um líder específico, algum colega de equipe ou até mesmo porque não quer mais fazer aquele trabalho. Principalmente depois do isolamento e das dificuldades causadas pela pandemia de COVID, algumas prioridades mudaram; flexibilidade e propósito ganharam ainda mais relevância.

mentoria Top2You - educar para crescer

Novas funções

Segundo o Workplace Learning Report de 2021 do LinkedIn, metade das companhias (51%) acredita que a mobilidade interna se tornou ainda mais importante. E uma constatação muito interessante da pesquisa é que os profissionais que mudaram para “funções emergentes” internamente nos últimos cinco anos vieram de outras posições, completamente diferentes. No caso de quem assumiu cargos de analistas de dados e Inteligência Artificial, metade veio de áreas não-relacionadas. O que isso mostra é óbvio: aprender ou, mais do que isso, ter a chance de aprimorar as novas habilidades e competências ajuda e, muito, a resolver problemas, inclusive os deste tipo.

Manter o diálogo aberto, para perceber onde essas movimentações são possíveis, e oferecer ferramentas de aprendizado são indispensáveis. A mentoria autodirigida, que é nossa expertise, pode facilitar esse processo e, talvez ainda mais importante, traduzir o desejo de aprender e correr atrás de um determinado resultado, em ação de aprendizado prático, com referências de mercado em diversas áreas. Determinados conteúdos pragmáticos, como um novo software de gerenciamento ou uma nova língua, podem ser facilmente aprendidos em cursos convencionais, mas experiência, não. E é aqui que o papel dos mentores é especial, trocando experiências em alto nível, trazendo conteúdos, oferecendo apoio e orientação.

Escola da vida

A mentoria é um caminho de mão dupla, que promove a troca de experiências, ideias e informações, práticas e referências. Ela desenvolve o aprendizado social, pensar e se comunicar com os outros, habilidade que nunca foi tão necessária como hoje. Por fim, mas longe de ser o menos importante, é um sinal claro de que a empresa valoriza seus funcionários e está interessada em seu desenvolvimento. Justamente quando falamos sobre o valor de incentivar a mobilidade internamente, de oferecer ferramentas para constante desenvolvimento e da importância de reter bons talentos, fortalecer a cultura empresarial e eliminar os chamados silos é, praticamente, uma questão de sobrevivência.

Em um estudo da GP Strategies, 70% dos líderes disseram que o método mais valioso de desenvolvimento de habilidades era a mentoria. O ensino à distância, que é muito comum nessa fase da vida, é uma ótima maneira de adquirir conteúdo, tais como as formas mais tradicionais de aprendizagem em sala, mas é a mentoria que permite que se questione e discuta, na prática, aquilo que aprendemos, sob a orientação de alguém com experiência. Quando você pretende dar um passo importante, como mudar de área, ou assumir novas responsabilidades, é normal ter dúvidas, medo e inseguranças. Poder contar com a colaboração, interação e o feedback de alguém mais experiente é crucial para o sucesso.

×