Top2You | Mentoria de alto impacto

Estamos de cara nova, mas se preferir a versão clássica, clique aqui   |   New interface, click here for classic version

O mundo está em constante transformação, e poucos profissionais conseguem navegar as mudanças com tanta estratégia e propósito como Rosaline Hester

Para ela, liderar mudanças (em vez de sofrê-las) não é apenas uma necessidade, mas um diferencial competitivo e um catalisador de crescimento. 

Com mais de 20 anos de experiência, Rosaline combina sua expertise em Pesquisa de Mercado, Comunicação e Estratégia com uma paixão por Gestão de Mudanças e Desenvolvimento de Lideranças. 

Seu olhar afiado para human insights, ou seja, para a compreensão das necessidades e motivações das pessoas, a tornou uma referência global em transformação organizacional e liderança.

Uma trajetória marcada por mudanças e desafios

Rosaline iniciou sua carreira no Brasil, onde era responsável pelo planejamento estratégico de comunicação quando vivenciou pela primeira vez o impacto de uma mudança rápida e inesperada. 

“Trabalhava em uma agência que se tornou a mais premiada do Rio de Janeiro, mas a crise veio, e os grandes clientes migraram para São Paulo. Então lá fui eu, deixando família e tudo para trás.” 

Algum tempo depois, Rosaline abraçou sua primeira experiência internacional ao se mudar para o México. “Também me ofereceram posições em outras duas cidades, Buenos Aires e Londres, mas o papel que eu teria no México era mais relevante e eu sentia que tinha muito para contribuir com a experiência que tinha no Brasil”, relembra.  

Por lá, ela permaneceu de 2001 a 2008, onde atuou como Diretora de Inteligência do Consumidor para a J. Walter Thompson Worldwide e Chief Strategic Officer para a Publicis Worldwide.

O sucesso no México a levou para a França, onde passou os dois anos seguintes como Planejadora Estratégica Internacional da Publicis para a sede global da Nestlé. 

Além do desafio profissional, a mudança trouxe uma nova dinâmica para sua carreira e vida pessoal. “Nessa época, meu filho era pequeno e eu estava me adaptando à uma nova cultura. Além disso, falava quatro línguas por dia: espanhol com o pai dele, francês com a babá, inglês no trabalho e português com meu filho para que ele aprendesse.” 

A vida, no entanto, colocou mais um obstáculo em seu caminho. Durante sua estadia na França, Rosaline enfrentou um sério problema de saúde. “No início achei que era uma dor passageira nas costas, mas os médicos me disseram: talvez você nunca mais possa andar. Foi um choque.” 

Com apoio da família, de amigos de uma sua life coach, ela superou um período de negação e, em vez de se render à adversidade, encontrou forças para reescrever sua história. 

“Comecei a explorar novas opções e me permiti tentar abordagens diferentes para o meu problema. Experimentei tratamentos holísticos e alternativos, fiz mudanças na minha vida e hoje, felizmente, estou bem”, explica. 

Entre essas mudanças, uma das mais significativas foi mudar de país e recomeçar.

Rosaline foi para a Argentina, país onde a família do pai do seu filho morava. De acordo com ela, foi um passo importante porque, nessa nova etapa de sua vida, ela não estava buscando apenas o que seria mais interessante profissionalmente, mas olhando para sua vida de forma integral. 

A executiva ficou na Argentina por 10 anos e, nesse período, foi diretora de uma consultoria boutique de inovação, a BMC, onde liderou a expansão dos negócios para o Brasil. 

Em 2013, foi contratada pela Coca-Cola para atuar na região conhecida como South Latin – toda a América do Sul, exceto o Brasil. 

Começou na área de Pesquisa de Mercado, onde mergulhou profundamente no entendimento do comportamento humano. “Meu trabalho consistia em analisar como os hábitos de consumo são formados e transformados a partir dos desejos das pessoas. O interesse profundo pelo humano continuou sendo o fio condutor da minha carreira, mas sua aplicação foi evoluindo”, explica a executiva. 

Depois de passar por diretorias ligadas ao marketing, RH e estratégia, sua última posição na Coca-Cola – ocupada entre 2023 e 2024 e já de volta ao Brasil – foi como Diretora Sênior de Transformação Global de Marketing e Liderança em Mudança, um departamento estratégico para preparar a empresa para o futuro. 

Nessa posição, Rosaline liderou um programa global de gestão de mudanças que impactou mais de 7,5 mil funcionários e alcançou um índice de engajamento de 80%. 

Poucos anos antes, trabalhando para a Business Unit Brasil, liderou a implementação e orquestração do plano de transformação cultural que ajudou a reverter 7 anos de declínio em resultados de negócio e alcançou Top 2 Engagement Global em plena pandemia.

O impacto da mentoria e a liderança da transformação

Paralelamente à sua trajetória corporativa, Rosaline se aprofundou no universo do coaching e mentoria. 

Ela se tornou coach profissional na França e, posteriormente, obteve uma certificação em Coaching Ontológico na Argentina, ampliando seu repertório de desenvolvimento pessoal com diferentes abordagens e metodologias. 

Em 2021, foi convidada para atuar como mentora na Top2You. “O modelo de negócio da plataforma me encanta, pois reúne mentores de alto nível em um ambiente de troca contínua.”

Rosaline explica que aprende muito como mentora, seja nos encontros com os mentees ou nas trocas com outros mentores, e que enxerga o processo como um atalho para o crescimento, uma vez que ele mostra oportunidades que ainda não foram mapeadas.

“Para mim, a mentoria é quase uma filosofia de vida: é a crença de que uma conversa pode ser um divisor de águas, acelerando aprendizados e desbloqueando caminhos.”

E é justamente esse fator – a capacidade de ampliar a visão e trazer clareza sobre o que antes parecia invisível – que torna o processo de mentoria tão poderoso para ela. 

O presente e os próximos passos

Hoje, Rosaline segue sua missão de catalisar transformações, tanto como board advisor em conselhos quanto na vida dos profissionais que mentora. 

Está atualmente explorando novas possibilidades e oportunidades para esta nova etapa de sua carreira pós Coca-cola. Um período de transformação na sua própria vida!

Sua experiência internacional e seu olhar estratégico continuam impulsionando empresas e líderes ao redor do mundo, ajudando-os a navegar mudanças com mais clareza, confiança e propósito.

Mas, mais do que isso, Rosaline quer continuar inspirando pessoas a enxergarem a transformação não como um fardo, mas como uma porta aberta para o crescimento. Para ela, no fim das contas, o que nos define não é a mudança em si, mas como escolhemos enfrentá-la.

“Ao longo dos anos, aprendi que se abrir para novas possibilidades não apenas nos fortalece, mas também nos permite enxergar oportunidades. Já não me assusto mais com mudanças inesperadas, porque sei que dentro delas existe algo profundamente rico, enriquecedor e mobilizador”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×