Você já ouviu uma orientação tão certeira que bate aquela curiosidade instantânea: qual é a história por trás desse olhar tão preciso?
Isso acontece muito nas mentorias viabilizadas pela Top2You.
Em encontros de 60 minutos, os mentores conseguem traduzir desafios, abrir caminhos e oferecer perspectivas que mudam a forma como o mentorado enxerga sua realidade.
E quase sempre, quando a conversa termina, fica a mesma sensação: vontade de saber mais sobre quem está do outro lado.
Foi do desejo de conhecer mais e celebrar esses líderes que surgiu o projeto Mentores Fora de Série, uma oportunidade para ouvir, dos próprios mentores, sobre suas escolhas, seus tropeços, seus aprendizados.
Ao todo, foram mais de 120 horas de entrevistas, seis meses de produção e uma equipe de jornalistas dedicada a descrever não apenas a timeline profissional, mas o lado pessoal de cada mentor.
Assim, nasceram dois volumes reunindo 120 histórias, todas disponíveis também em versão acessível, para que esse conhecimento possa chegar ainda mais longe.
Os objetivos são honrar quem faz da própria experiência um instrumento de impacto e registrar o legado de uma comunidade que acredita no poder transformador da mentoria.
O livro Mentores Fora de Série é um convite para olhar além do crachá, para enxergar o ser humano por trás do executivo, para entender de onde vem a generosidade, a coragem e a escuta que sustentam cada mentoria.
Elaine Palmer, especialista em gestão de conflitos organizacionais e uma das mentoras que faz parte da obra, comentou: “É tão gratificante colaborar com a trajetória de outras pessoas como mentora e, ao mesmo tempo, ter a própria trajetória reconhecida em uma publicação carinhosamente concebida pela Top2You”.
Histórias que revelam caminhos
Ao mergulharmos nas entrevistas, ficou claro como as experiências dos mentores são diversas.
Elas passam pela indústria, varejo, tecnologia, educação, energia, saúde, finanças, comunicação, terceiro setor e muitos outros universos profissionais, formando um retrato amplo do grupo.
Dentro de cada área, há quem criou o próprio negócio, quem viveu uma ascensão acelerada e quem tenha trilhado rotas alternativas, movido pelo desejo de explorar outras áreas, setores ou culturas. Muitas vezes, há mudanças impulsionadas por pausas forçadas, descobertas difíceis, oportunidades inesperadas ou escolhas corajosas.
Tatiana Sendin, fundadora e CEO da Think Work, observou isso ao descrever os livros como “um catálogo de mentores e de viradas de vida”. Mas ela também lembrou que os verdadeiros pontos de inflexão raramente são uma promoção, mas sim uma tomada de consciência.
Nesse sentido, também há mentores que enfrentaram preconceitos; chegaram ao burnout e precisaram reconstruir a própria relação com o trabalho; lidaram com demissões inesperadas e se reinventaram muitas vezes até encontrar suas verdadeiras vozes como líderes.
É assim que fica claro que os mentores da Top2You não são apenas executivos bem-sucedidos, são pessoas inteiras.
São pais e mães que equilibram cuidado e liderança. Profissionais que encontraram no esporte, na arte ou na espiritualidade fontes de renovação. Líderes que acertaram e erraram.
Essa complexidade humana, traduzida em mais de 500 páginas, é o que torna cada narrativa tão rica e tão fácil de se relacionar.
Sergio Domanico, diretor executivo de entretenimento e bens de consumo e mentor Top2You, falou sobre o poder inspiracional do projeto: “Escrever um livro, metaforicamente falando, significa deixar um legado de ideias, pensamentos e experiências para que outros possam se inspirar, aprender e refletir, e a mentoria tem exatamente esse propósito.”
A força de uma comunidade que evolui pela troca
Mentores Fora de Série também é uma celebração do ato de mentorar. É por isso que, além de contar suas histórias, pedimos a cada mentor que escolhesse uma mentoria inesquecível.
O resultado foram relatos emocionantes, que mostraram que uma única conversa bem direcionada tem o poder de encurtar distâncias.
Mentorados que foram promovidos depois de uma boa orientação sobre como se posicionar, ou que passaram a ver desafios como oportunidades após ouvir uma opinião de fora, ou conseguiram transformar um liderado difícil em um aliado a partir dos exemplos de seu mentor são alguns dos casos que aparecem nesta seção.
E se os mentorados saem diferentes, os mentores também são transformados.
“Cada mentoria é uma troca de aprendizado! Cada vez que estou em uma sessão, passando minhas experiências pessoais e profissionais, também absorvo muito aprendizado!”, contou o mentor Jederson Beck, que é executivo nas áreas comercial, de operações e de unidade de negócios.
Marisa Salgado, executiva de RH, mentora e líder de consultoria em liderança, concorda: “Ser mentora é, para mim, um dos maiores presentes da vida. A troca é tão genuína que sempre sinto que recebo muito mais do que entrego. Cada sessão me renova, amplia minha visão e fortalece meu propósito.”
Dentro das organizações, a mentoria de líderes e talentos é uma ferramenta importante.
Quando uma empresa investe em mentoria, ela transmite a mensagem de que acredita no potencial dos talentos e está disposta a apoiar seu crescimento. Isso fortalece uma cultura de desenvolvimento contínuo, protagonismo e preparação para o futuro.
Ao mesmo tempo, os profissionais que passam por processos de mentoring retornam às suas equipes mais preparados para lidar com desafios complexos, propor soluções inovadoras e trazer novas perspectivas para as decisões.
Assim, a mentoria acelera a maturidade e desbloqueia possibilidades que impactam diretamente as empresas.
Carlos Lazar, Chief Strategy Officer (CSO) da Wiser Educação, reforça essa visão ao lembrar que a prática vai além do indivíduo: “Ela fortalece a cultura, aproxima gerações e preserva o conhecimento que sustenta o negócio no longo prazo. Mais do que uma prática de desenvolvimento, é um investimento em legado.”
Um marco que amplia o alcance da mentoria
Mentores Fora de Série é um livro sobre caminhos, mas é também um lembrete: ninguém precisa caminhar sozinho.
Ele celebra o que nossos mentores construíram, mas também nos provoca a continuar expandindo essa rede de impacto, uma conversa significativa por vez.
As próximas histórias já estão sendo vividas, e mal podemos esperar para contá-las.



