Você já sentiu que o lugar onde está já não faz mais tanto sentido? O trabalho continua, os resultados vêm, mas algo dentro de você começa a pedir outro caminho.
Às vezes é a curiosidade por temas que não fazem parte da rotina, a admiração por outras áreas ou a vontade de usar novas habilidades.
Também pode ser uma desconexão com as atividades atuais ou mesmo uma reorganização interna que te colocou em um lugar em que você não planejava estar.
Em todos os casos, uma coisa é certa: transições de carreira são complexas porque não são só sobre mudar de cargo ou setor. São sobre identidade, propósito, coragem.
E, justamente por isso, são desafiadoras.
Sair de um lugar onde já se tem estabilidade para entrar em uma nova rota exige habilidades para comunicar suas intenções com estratégia, lidar com incertezas, redefinir metas e reconstruir a própria narrativa.
Felizmente, você não precisa trilhar esse caminho sozinho.
Transição de carreira e mentoria
A mentoria é ideal para momentos de mudança, dúvida ou busca por desenvolvimento. E funciona muito bem para quem quer ou está vivendo uma transição de carreira.
Peter Mason, C-level em RH e mentor Top2You explica: “A mentoria de um(a) executivo(a) mais experiente e que já passou pelas etapas e dificuldades de uma transição de carreira ajuda demais a prevenir erros, identificar atalhos que possam facilitar o processo”.
Um bom mentor não vai dizer o que você deve fazer, mas vai provocar, escutar e ajudar a organizar os pensamentos. Vai trazer repertório, referências e experiências para que você possa se preparar da melhor forma possível e tomar decisões mais conscientes.
Com apoio da mentoria, profissionais em transição de carreira podem estruturar planos de ação para se posicionar de forma estratégica perante o RH e a liderança, mostrando não só onde querem chegar, mas também como pretendem conduzir esse movimento com responsabilidade.
Isso inclui comunicar suas intenções de forma madura, manter o comprometimento com as entregas e até preparar alguém para assumir seu lugar, garantindo que o negócio não seja impactado negativamente.
Assim, o mentorado passa a agir com mais intenção e assume o papel de protagonista — e não de espectador — da própria carreira. Essa postura, para Peter, é essencial para qualquer profissional que busca crescimento.
“Existe uma lei do universo que diz que, se você não gerenciar a sua própria carreira, é bem provável que terceiros o farão em seu lugar. E, na maioria das vezes, você não terá prioridade nas escolhas”, adverte.
A mentoria, nesse contexto, funciona como uma bússola — ajudando a desbravar o melhor caminho e encurtando o tempo entre o desejo de mudança e a concretização de um novo ciclo.
Crescer dói. Ficar parado, mais ainda
Sair de um lugar de conforto, onde já se tem domínio e reconhecimento, para recomeçar em outro departamento tem seus riscos.
Mas, muitas vezes, é justamente o risco calculado que abre portas para as melhores oportunidades.
Esperar por segurança absoluta pode paralisar. E se jogar sem preparo pode gerar frustração.
A mentoria ajuda a encontrar o meio do caminho: aquele ponto em que coragem e estratégia andam juntas.
O próprio Peter passou por isso.
Diante de uma mudança importante no banco onde trabalhava, que decidiu encerrar as operações no Brasil, e de um convite pouco viável para retornar ao exterior, o executivo optou por aceitar um novo desafio em uma área totalmente diferente.
Aos 47 anos, ele deixou uma cadeira executiva no mercado financeiro e migrou para a área de RH e desenvolvimento de pessoas.
“Foi a decisão mais difícil que tomei”, lembra. “Tinha muita satisfação no mercado financeiro, mas olhando para trás, foi a escolha certa, sobretudo porque sempre gostei e tive habilidade de ler e entender pessoas.”
Hoje, Peter usa essa experiência como mentor para apoiar outros profissionais em momentos de transição.
Ele sabe o que está em jogo e o quanto faz diferença ter alguém ao lado nesse processo, ajudando a transformar incertezas em planos e planos em ação.
Se você está pronto para dar um novo passo na sua carreira, Peter e mais de 150 mentores estão disponíveis na Top2You para te apoiar!
Acreditamos que a habilidade de liderar a própria carreira é uma das competências mais valiosas da atualidade — e que a mentoria pode ser a ponte entre quem você é hoje e o profissional que deseja se tornar. Se você quer levar esse desenvolvimento para dentro da sua organização, a Top2You pode te ajudar.