Jornadas de Sucesso com José Eustachio
Como você chegou onde está hoje como mentor?
Minha trajetória profissional foi toda na área de marketing, planejamento e gestão de marcas, mas com forte visão no business dos clientes, nunca perdi o senso de finalidade de que o valor da minha função seria proporcional a minha capacidade de impactar no negócio do cliente e geração de resultados.
Essa vocação business oriented despertou o desejo de empreender o que me levou naturalmente a condição de empresário e sócio de diversas empresas de comunicação.
Dessa forma somei ao entendimento do comportamento humano a prática da gestão, desenvolvi uma visão holística sobre os fatores que podem impactar para o sucesso de profissionais e empresas. Daí para a condição de mentor foi o desejo de compartilhar minhas experiências e aprendizados, colaborando para que outros profissionais desenvolvam suas competências e talentos.
Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo de sua carreira e como lidou com eles?
Existe um momento na trajetória profissional em que você acredita que têm todas as respostas, e aí mora o perigo porque você se sente autossuficiente. Surge a dificuldade de reconhecer que pode estar errado, que outras pessoas têm conhecimento, vivências e opiniões que devem ser consideradas, valorizadas e respeitadas. Na verdade, você ao contrário de estimular a colaboração está se isolando, se apequenando. Superar esse momento requer maturidade para receber feedback, prestar atenção em si mesmo, avaliar que seus tropeços podem ter como causa a sua prepotência. Também foi importante procurar literatura e aprendizado sobre liderança construtiva, mas acima de tudo o sincero desejo de aceitar a necessidade de mudança.
Você poderia compartilhar uma história de sucesso marcante em sua jornada como mentor? Como essa experiência impactou sua vida e carreira?
Ao longo dos anos tenho tido a possibilidade de conhecer profissionais, empreendedores e empresas incríveis. Um processo que acredito ser de mão dupla, no qual você doa mas também recebe, sempre saio de uma sessão de mentoria melhor do que entrei. Recentemente fiz uma mentoria e passado algum tempo o profissional me procurou para relatar como havia levado a prática a nossa conversa e a transformação positiva na sua felicidade com a relação de trabalho. Colaborar para que alguém se sinta feliz não tem dinheiro que pague.
Quais são as lições mais importantes que você aprendeu ao longo de sua trajetória profissional e como elas influenciam sua abordagem como mentor?
Posso resumir em: procure ser feliz no que faz, goste de gente, seja curioso aprender é um processo continuo, tenha ambição, construa um planejamento para a sua carreira não deixe ao acaso, entregue mais do que prometeu.
Entendo que seja um ato de retribuição você procurar transmitir para outras pessoas conceitos que te ajudaram na sua trajetória e que podem ser validos para outros.
Existe alguma experiência específica ou momento decisivo que moldou sua visão e missão como mentor? Se sim, poderia compartilhar conosco?
A cada sessão de mentoria você adquire mais sensibilidade, capacidade de escutar, de visualizar o sutil, o não dito. Creio que a mais significativa nesse sentido foi com uma profissional que na verdade somente queria ter alguém que a escutasse, que lhe desse atenção. Nessa mentoria aprendi que em alguns casos mais importante do que aquilo que você tem a dizer e ser um bom ouvinte.