Jornadas de Sucesso com Mauro Wainstock
Trajetória profissional - como cheguei onde estou como mentor:
Minha trajetória profissional é fruto de mais de 30 anos de experiência em diferentes segmentos. Durante esse período, enfrentei desafios e aprendi valiosas lições que contribuíram para a minha atuação como mentor. Um exemplo marcante foi quando trabalhei em uma multinacional do ramo financeiro, onde participava de complexos projetos de endomarketing. Nesta atividade, tinha a responsabilidade de engajar, inspirar e motivar os colaboradores. Foi onde internalizei a importância da empatia, do relacionamento interpessoal, da inteligência emocional, do gerenciamento eficiente do tempo e do trabalho em equipe. Esses aprendizados se tornaram pilares fundamentais da minha abordagem como mentor, quando hoje tenho a incrível oportunidade de compartilhar estas experiências e conhecimentos.
Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo de sua carreira e como lidou com eles?
A atualização diária sobre o mercado e a adaptabilidade constante, sobretudo em questões tecnológicas, são desafios que envolvem todos os profissionais. É o que eu chamo de ambidestra profissional: entregar resultados hoje e, paralelamente, buscar antecipar o amanhã. O aprimoramento de soft skills também é um movimento indispensável, assim como o entendimento de que a credibilidade e as marca pessoal fortalecidas são a base para a longevidade positiva no mercado de trabalho.
Ao longo da minha carreira, enfrentei desafios que demandaram resiliência e habilidades de resolução de problemas. Um exemplo concreto foi quando assumi a liderança de um veículo de comunicação. Durante esse processo, encontrei resistência e dificuldades pelo fato de ser pioneiro naquele nicho específico de mercado. Para superar os obstáculos, procurei incentivar a equipe a buscar soluções inovadoras. Além disso, estabeleci indicadores de progresso e celebrei as conquistas ao longo do caminho, o que ajudou a manter o comprometimento da equipe. Essa experiência me ensinou a importância da liderança humanizada e inspiradora e que podemos superar as adversidades com leveza e postura positiva, lições estas que compartilho com meus mentorados.
Você poderia compartilhar uma história de sucesso marcante e m sua jornada como mentor? Como essa experiência impactou sua vida e carreira?
Como os mentorados trabalham em empresas de variados segmentos do mercado, residem em várias regiões e possuem hierarquias e áreas de atuação diferentes, a riqueza nestas trocas é imensa. É gratificante quando eles se emocionam, passam a ter um brilho motivador no olhar e se mobilizam concretamente para que a conversa se transforme em ação e em resultados crescentes. Diariamente, os incríveis feedbacks que recebo me incentivam cada vez mais a prosseguir neste impactante trabalho de ajudar a encurtar caminhos.
A relação com os mentorados vai muito além das horas das conversas agendadas. Após os encontros eles continuam relatando a evolução em suas carreiras, como um deles que criou coragem para assumir uma oportunidade no exterior, outro que virou influenciador no Linkedin e vários que contaram como refletiram no dia a dia pessoal e profissional a nova autoestima adquirida com a mentoria na medida em que perceberam o quanto são valiosos perante o mercado–e não apenas para aquela empresa.
Quais são as lições mais importantes que você aprendeu ao longo de sua trajetória profissional e como elas influenciam sua abordagem como mentor?
Experiência não se aprende em sala de aula, mas com vivências reais. Durante a mentoria, procuro transmitir exemplos de obstáculos que tive que superar ao longo de minha carreira. A evolução na vida profissional é variável, e está sujeita a inúmeros fatores, mas a vontade genuína de querer se auto superar deve ser um foco diário.
Uma das lições mais importantes que aprendi ao longo da minha trajetória profissional é que o aprendizado é contínuo e ocorre tanto nas situações de sucesso quanto nas adversidades. Esta mentalidade é indispensável para acompanhar as rápidas mudanças do mercado e estar preparado para enfrentá-las, em todos os sentidos. Como mentor, incentivo meus mentorados a abraçarem esta postura, encorajando-os a buscar novos conhecimentos, a explorar suas habilidades e a se adaptar às demandas do ambiente profissional em constante progresso para que possam trilhar uma carreira realmente agradável, sólida e significativa. Além disso, procuro aplicar a empatia e a escuta ativa ao lidar com os meus mentorados, buscando compreender suas reais necessidades individuais e personalizar minha abordagem tanto em termos emocionais como corporativos.
Existe alguma experiência específica ou momento decisivo que moldou sua visão e missão como mentor? Se sim, poderia compartilhar conosco?
Muitos mentorados transmitem no briefing a necessidade de ter uma forte rede de relacionamentos e de reforçar a sua marca profissional. Na conversa, esta preocupação fica mais evidente quando percebo que muitos deles não possuem nem um posicionamento profissional definido e nem exercitaram o seu autoconhecimento para que compreendam melhor a jornada de suas carreiras, suas fortalezas e habilidades que podem ser aprimoradas. Quando menciono o Linkedin, esta poderosa rede que já ultrapassou a marca de 63 milhões de usuários no Brasil, eles vislumbram uma excelente ferramenta para valorizarem o sobrenome real, aumentarem a reputação e se tornarem referências em seus segmentos de mercado.
Com as mentorias, as descobertas ocorrem em via dupla; o sorriso espontâneo e o sentimento de gratidão no final de cada encontro é mútuo e “impagável”.
Finalizo com uma frase de minha autoria: “A imortalidade está nos livros que você escreveu, nas árvores que plantou, nos filhos que criou. Mas também se manifesta nos valores que transmitiu, na sociedade que impactou, nas vidas que transformou, no legado que deixou”.