Jornadas de Sucesso com Catia Tokoro
Como você chegou onde está hoje como mentor?
Autoconhecimento sempre-para fazer boas escolhas (toda escolha implica em renúncias).
Resiliência e perseverança.
Disciplina.
Curiosidade eaprendizagem contínua.
Networking genuíno.
Bons mentores e mentoras, claro.
Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo de sua carreira e como lidou com eles?
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: aprendi que precisamos priorizar os temas mais importantes e se for o caso, incluí-los formalmente na nossa agenda. É a história que sempre ouvimos ao voar: primeiro devemos colocar a máscara de oxigênio em nós mesmos, pois só assim conseguiremos ajudar os outros.
Você poderia compar tilhar uma história de sucesso marcante em sua jornada como mentor? Como essa experiência impactou sua vida e carreira?
Foram algumas boas histórias, então prefiro compartilhar meus aprendizados e reflexões nesta jornada. A mentoria é uma via de mão dupla e as conversas são mais gostosas e produtivas quando há uma entrega e abertura do(a) mentor(a) e do(a) mentorado(a). É aquela ótima sensação de uma conversa agradável em que não se percebe o tempo passar. Estou mentora e sempre tive bons mentores e mentoras ao longo das minhas trajetórias pessoal e profissional.
Quais são as lições mais importantes que você aprendeu ao longo de sua trajetória profissional e como elas influenciam sua abordagem como mentor?
Aprendi que contratamos profissionais e recebemos pessoas nas empresas. E gosto sempre de lembrar que um CNPJ é um conjunto de CPFs-mesmo quando trabalhamos em negócios com perfilB2B ou B2B2C, a relação sempre será H2H (human to human), dentro e fora das empresas.
Existe alguma experiência espec ífica ou momento decisivo que moldou sua visão e missão como mentor? Se sim, poderia compartilhar conosco?
Num curso de liderança que fiz há muitos anos, perguntaram-me o que gostaria que estivesse escrito na minha lápide (mesmo querendo ser cremada, risos). Esta pergunta me provocou várias reflexões e uma delas me levou a pensar no meu legado. Quando doa-se um bem material, alguém o recebe e alguém deixa de tê-lo. Quando compartilhamos conhecimentos e experiências, multiplicamos, pois doador e receptor podem tê-los simultaneamente e ainda continuar replicando-os. E a mentoria é uma ótima ferramenta de multiplicação. Mentorias são conversas e conversando, sempre aprendemos.