Top2You | Mentoria de alto impacto

Estamos de cara nova, mas se preferir a versão clássica, clique aqui   |   New interface, click here for classic version

logo_principal_top2you-500

Dicas Práticas para Criar uma Mentalidade Empreendedora e Desenvolver Negócios de Sucesso

icone

Desenvolver um empreendimento de sucesso não é uma tarefa simples, concorda? Isso porque, a prática empresarial demanda características e habilidades específicas que, quando não são manifestadas, condenam o empreendimento ao fracasso. Inclusive, existem estudos que mostram que a maioria dos negócios fecha as portas cerca de um ano após seu início.

Muito embora existam habilidades cruciais para um negócio de sucesso, a falta delas não é uma sentença, uma vez que se tratam de características treináveis e possíveis de serem desenvolvidas.

Um dos pontos chave para o êxito de uma empresa é a mentalidade empreendedora de quem está por trás dela. E para que você entenda melhor, vamos, à princípio, elucidar esse conceito.

Por Mentalidade Empreendedora, entende-se o conjunto de habilidades que devem ser aplicadas aos negócios, desenvolvidas a partir de um estado mental condicionado a lidar estrategicamente com o empreendedorismo. Por exemplo, a capacidade de tomar decisões, de solucionar problemas, de enxergar oportunidades do mercado antes dos demais, ou mesmo de expressar estratégias inteligentes e criativas.

Essa lista de habilidades é infinita, até porque o contexto do mercado está em constante modificação, alterando também as demandas impostas sobre os empreendedores. Porém, algo que não muda, independente das variáveis, é que a Mentalidade Empreendedora está diretamente ligada à capacidade de pensar o empreendedorismo de forma estratégica, para que você conquiste suas metas.

O que separa o empresário comum, daquele que é bem-sucedido, é exatamente esse senso crítico e olhar analítico sobre os negócios. Isso permite que o empresário se torne, em alguma medida, um estrategista-capaz de escolher onde vai arriscar, definir estratégias assertivas e consolidar uma visão panorâmica do negócio.

Para identificar um empresário que possui uma Mentalidade Empreendedora, existem alguns traços que ele deve apresentar:

  • Coragem para arriscar: Sucumbir ao medo é um dos principais erros que condenam as empresas. Isso porque, ao assumir essa postura receosa, muitas oportunidades excelentes acabam sendo perdidas, e tudo que elas precisavam para se concretizarem, era um líder que expressasse coragem. No entanto, ser corajoso não significa ser inconsequente. É preciso ser estratégico e saber exatamente onde arriscar e onde recuar.
  • Iniciativa para tomar decisões: o bom gestor precisa saber que a maioria das pessoas esperará a sua decisão antes de agir. Portanto, para que as coisas fluam dentro da empresa, é preciso que haja uma tomada de decisão estratégica abrindo os caminhos.
  • Visão panorâmica e senso estratégico: é preciso que você enxergue além do seu contexto atual. É necessário visualizar todo o panorama que inclui o momento presente e os objetivos futuros, traçando uma visão estratégica de como será possível fazer essa rota.
  • Raciocínio teórico e prático: empreendedores lidam com imprevistos a todo momento. Para performar bem nesse contexto, é fundamental que eles saibam aliar a teoria sobre gestão empresarial, com um senso prático e estratégico que só é adquirido através da prática e de uma visão condicionada.
  • Persistência e disciplina: manifestar essas duas características é fundamental para a implementação de uma mentalidade empreendedora. A imensa maioria das jornadas empresariais de sucesso não teve sucesso imediato. A realidade é que foram necessárias incontáveis tentativas e erros até que as coisas começassem a dar certo. Por isso, é preciso ter a persistência em continuar tentando, mantendo a disciplina de todos os dias, fazer o que precisa ser feito.
  • Enxergar oportunidades nos problemas: cada problema traz consigo uma solução – e quem tiver o senso estratégico de identificá-la, vai colocar muito dinheiro no bolso. Cada mudança na sociedade, cada percalço e saída de rota pode ser uma oportunidade e os bons empresários precisam ter esse olhar observador muito bem desenvolvido.
  • Capacidade de adaptação: por que é que empresas como Canon e Nikon possuem um espaço consolidado no mercado, enquanto o nome Kodak não é mais mencionado? Simplesmente porque, as duas primeiras souberam se adaptar ao desenvolvimento do mundo e às novas demandas. Já a Kodak se recusou a se atualizar e isso fez uma empresa promissora perder seu espaço no mercado. O mesmo vale para qualquer empresa que queira se manter competitiva ao longo dos anos-é preciso perceber as mudanças de contexto e adaptar-se a elas.

Agora que você compreendeu a definição de uma Mentalidade Empreendedora, veja essas dicas práticas para que você desenvolva esse conjunto de habilidades:

Dica 1: Tenha cuidado com as suas ambições iniciais

Isso não quer dizer que você não pode ser ambicioso. Pelo contrário, a ambição pode ser algo bastante positivo. Porém, você precisa manter os pés no chão e focar em consolidar raízes fortes, para depois se dedicar de forma estratégica ao seu plano de desenvolvimento.

Dica 2: Aprenda com seus erros

Isso parece óbvio, mas se você soubesse o quanto as pessoas cometem o mesmo erro numa sequência fatal, entenderia que essa realmente é uma dica válida. Errou? Corrija as falhas, busque formas de contornar o erro e aprenda oque a situação poderia te ensinar.

Dica 3: Assuma riscos

Entenda que o empreendedorismo não é uma zona totalmente segura. Os grandes resultados são alcançados por quem arrisca e aposta nos próprios objetivos. Porém, mantenha o senso estratégico e arrisque naquilo que você sabe que tem boas chances de dar certo.

Dica 4: Aprenda com os erros dos outros

Não foque apenas na sua experiência. É importante olhar para o lado, tanto para entender o que tem dado certo, quanto para ter a oportunidade de tirar aprendizados dos erros de outros gestores, para que você não cometa as mesmas falhas.

Dica 5: Seja um líder inspirador

Ser empreendedor não é para todos. A verdade é que a maioria das pessoas anseia por diretrizes e espera ser cuidada por uma figura de liderança. Se você quiser assumir esse papel, seja ético, inspirador e proporcione espaço para que seus colaboradores cresçam na sua empresa-isso faz com que você possa contar com uma equipe mais engajada e comprometida.

Seguindo essas dicas, é plenamente possível que você se dê os primeiros passos rumo ao sucesso do seu empreendimento!

×