Top2You | Mentoria de alto impacto

Estamos de cara nova, mas se preferir a versão clássica, clique aqui   |   New interface, click here for classic version

logo_principal_top2you-500

Jornadas de Sucesso com Lara Bezerra

icone

Trajetória profissional - como cheguei onde estou como mentora:

Uma parte importante da minha carreira como executiva global de multinacionais se deveu a ter pessoas maravilhosas na hora certa para compartilhar suas experiências de vida e fazer as perguntas certas no momento certo.

Minhas decisões profissionais sempre tiverem alguma situação pessoal que tinha que ser alinhada, e ter mentores para poder dar perspectivas diferentes me ajudaram a ter escolhas que me colocaram nos lugares certos na hora certa. Em 17 de Bayer por exemplo eu tive a chance de abrir portas para muitas outras mulheres latinas, sendo a primeira mulher a ter um cargo de presidente executiva do grupo bayer na América Latina, mais precisamente na Venezuela. 

Nessa caminhada aprendi que uma conversa pode ser muito poderosa e então passei a ter conversas com muita responsabilidade com pessoas que vinham compartilhar seus dilemas. Com o tempo passei a ter algumas pessoas dentro do meu trabalho que eu mentores por anos e pessoas que até hoje me escrevem quando estão em um momento chave de sua vida. Há 3 anos, saindo da carreira corporativa, a mentoria passou a ser uma das minhas profissões!

Principais desafios da carreira e como lidou com eles?

Os principais desafios foram uma mescla de profissionais e pessoais, daí a importância de ter um “Board privado” / “conselho privado”.

Eu tive o privilégio de ter uma mãe que era a presidente desse Conselho.

Sendo uma mulher em carreira internacional, as decisões sempre tendiam entre a vida em família e a oportunidade profissional. Com ajuda de algumas pessoas entendi que:

Temos que olhar o balanço de vida ao longo dela, não a busca de balanço vida/ trabalho em cada momento – essa é a diferença entre tomar decisões sábias ao longo da vida ou ter uma depressão por acreditar que o trabalho nos toma toda a vida.

Ter um propósito de vida onde o trabalho é uma ferramenta para a realização desse proposito.

Não existe decisão errada, tudo na vida podemos fazer e depois reavaliar e tomar uma decisão diferente. Melhor arrepender de haver tentado e lutado que o arrependimento do que haveria sido!

Casar, mudar de país, aceitar um cargo em um país que iria me distanciar da minha família (país, irmãos), ter filhos; foram decisões muito difíceis que por decidir pelos meus sonhos e não pelos meus medos me fizeram hoje ter a vida que eu mais sonhei!

Experiência marcante como mentora:

Quando eu percebi que ser líder era ser mentora e que ser mentora tinha um impacto na vida profissional, mas muito mais na vida pessoal, tudo mudou.

Um profissional é um ser humano e saber tomar decisões significa saber ser um bom ser humano.

Uma pessoa que trabalhou comigo faz muitos anos se abriu comigo e me pediu abertamente minha mentoria, sem medo de eu também ser a pessoa que decidia sua vida profissional.

Eu me dediquei 100% para fazer jus a essa responsabilidade. Compartilhei todas minhas aprendizagens de vida e como meu comprometimento de trabalho se devia a eu ter um proposito maior, trazer espiritualidade e bondade as corporações. Essa pessoa mudou como ser humano e passou a viver seu trabalho como uma missão de sua vida e sua relação com a família e amigos, mudou tanto quanto mudou a sua profissional!

Essa foi uma das razoes pela qual minha liderança passou abertamente a ter um papel de mentora para toda minha equipe e pessoas que eu amo!

Lições mais importantes ao longo da carreira profissional e como influenciam na abordagem como mentor:

Essa resposta está em uma da pergunta acima:

Buscar balanço de vida ao invés de vida trabalho.

Ter um propósito de vida que pode mudar com o tempo, mas que tem que ser o nosso Norte, a bússola para tomada de decisões.

Fazer do nosso trabalho uma ferramenta para a realização do nosso trabalho.

Acreditar no ser humano e ajudar todos acreditarem em si mesmos – o ser humano guiado por proposito abre um espaço de potencial exponencial!

Momento decisivo que moldou minha visão e missão como mentor?

A mentoria tem mais a ver com ajudar alguém aprender com cada decisão importante que tem que tomar para poder formar o ser humano que terá orgulho de ser no futuro do que ajudar a tomar a decisão correta!

Ser mentor é ajudar as pessoas ter perspectivas diferentes da sua própria vida desde a nossa vida, experiências, aprendizagens e sonhos – um mentor pode ajudar as pessoas sonharem a tornarem-se melhores seres humanos, que podem fazer diferença na humanidade.

×