Reinventando o RH com os elementos "bem-estar e performance"
Diante das transformações pelas quais o mercado de trabalho está passando, cada vez mais se faz necessária uma mudança na abordagem organizacional com a qual se trata o colaborador.
A partir da premissa de que deve-se valorizar tanto o bem-estar emocional quanto o desenvolvimento profissional dos colaboradores, Martin Seligman e Gabriella Rosen Kellerman pesquisaram mais sobre prosperidade no trabalho. Os autores identificaram cinco poderes psicológicos críticos de influência à jornada empresarial do trabalhador do século XXI, dos quais surgiu o acrônimo PRISM.
P: Prospectar. Capacidade de imaginar futuros possíveis e antecipar mudanças.
R: Resiliência e agilidade cognitiva. Capacidade de prosperar apesar de e com a mudança.
I: Inovar. Habilidade de criar algo novo, renovar, recriar.
S: Ser socialmente apoiado. Construir confiança, superar diferenças e nutrir conexões.
M: Motivação pelo significado do que se faz. Impulsiona a carreira para o crescimento.
Segundo a dupla, o RH precisa superar muitos desafios para alcançar a plenitude de todos os cinco princípios. O primeiro e mais importante, de natureza estrutural: as funções de benefícios e as funções de treinamento e desenvolvimento (T&D) evoluíram nas empresas de maneira distintas e hoje estão isoladas.
É extremamente comum, de acordo com os autores, haver a separação entre o empenho institucional para garantir a saúde do colaborador e o para garantir o desenvolvimento profissional. Essa divisão é ineficaz e insuficiente para alcançar o potencial máximo do funcionário. Deve-se haver uma abordagem holística.
A colaboração entre os responsáveis pela área de Benefícios e os responsáveis por T&D pode ser suficiente para tapar a lacuna de eficiência da conjuntura atual das empresas. A parceria pode ser expressa na elaboração em conjunto de soluções que atendam tanto as métricas de desempenho quanto a saúde dos colaboradores.
Por mais que simples, esses pequenos passos já são capazes de suprir necessidades trabalhistas que hoje não são endereçadas, como síndrome de burnout, solidão e falta de pertencimento.
Outro recurso repleto de utilidade e eficácia são os programas de mentoria, que podem auxiliar líderes e RH na criação de um ambiente saudável e produtivo. Uma das soluções corporativas que os programas de mentoria da Top2You oferecem é exatamente o de cultura, em que gestores e lideranças se qualificam para reestruturar a abordagem organizacional de suas empresas com o objetivo de abraçar tanto as demandas de bem-estar emocional quanto as de produtividade e desempenho profissional.
As mentorias de alto impacto da Top2You podem transformar a sua realidade profissional. Acesse nosso site (www.top2you.net) para conhecer nossa atuação e já agende uma mentoria com um mentor de sua escolha!
Esperamos por você.
Veja a íntegra dessa matéria no nosso Linkedin, clicando aqui!